Image and video hosting by TinyPic

Primeira Década

O primeiro jogo do Botafogo Football Club foi no dia 2 de outubro de 1904, um amistoso contra o Football and Athletic Club, no campo do último, que ficava na Rua Haddock Lobo, na Tijuca. O Botafogo perdeu por 3 a 0 com este time: Flávio Ramos, Victor Faria e João Leal; Basílio Vianna, Octávio Werneck e Adhemaro De Lamare; Norman Hime, Ithamar Tavares, Álvaro Soares, Ricardo Rêgo e Carlos Bittencourt. 

A primeira vitória só viria no dia 21 de maio de 1905, num amistoso contra o Petropolitano, no campo da rua Voluntários da Pátria: Botafogo 1 a 0, gol de Flávio Ramos. A segunda viria sobre o Colégio Militar. Em seguida, veio a revanche sobre o Athletic: 2 a 1, no dia 4 de junho. 

Em 1906, finalmente, ocorreu a disputa do primeiro Campeonato Carioca de Futebol, organizado pela Liga Metropolitana, fundada em 21 de maio de 1905 pelos seguintes clubes: América, Athletic, Bangu, Botafogo, Fluminense e Petropolitano. O campeonato era para os primeiros e os segundos quadros, de aspirantes, que faziam as preliminares dos jogos. O Botafogo tornou-se o primeiro clube carioca a conquistar um título. O Glorioso foi campeão dos segundos quadros, competição disputada antes do torneio de primeiros quadros, vencido pelo Fluminense. Mas a conquista dos primeiros quadros não demorou, vindo em 1907 e de forma polêmica: o título foi dividido com o Fluminense, o maior rival da época. O clássico entre os dois times, anos depois, ganhou da imprensa o título de Clássico Vovô, o mais antigo do futebol brasileiro. 

Mas o título mais importante da primeira década foi o de 1910, quando o Botafogo ficou conhecido como o Glorioso, adjetivo que viria a consagrá-lo e que foi recebido após a goleada de 6 a 1 sobre o Fluminense. Depois de ganhar o terceiro título em 1912 pela nova liga que fundou, AMEA (por ter brigado com o América em 1911 e abandonado a Liga Carioca), o Botafogo entrou em um longo período sem ganhar títulos estaduais (18 anos). Em compensação, ganhou torneios e jogos amistosos contra equipes de outros Estados e de outros países, principalmente da Europa, inclusive Seleções. E aumentou seu patrimônio, saindo do Largo dos Leões, no Humaitá, para a Rua General Severiano, onde construiu sua sede e seu estádio de futebol. O campo teve seu primeiro jogo um Botafogo 1 x 0 Flamengo, em 1913. A sede monumental, o Palacete da Avenida Venceslau Brás (atualmente tombado e que preserva sua construção original), foi inaugurada com um grande baile em 1928. O estádio propriamente dito, com capacidade para 25 mil pessoas, foi inaugurado dez anos mais tarde, em 28 de agosto de 1938, quando o Botafogo venceu o Fluminense por 3 a 2. Antes, em 1 de outubro de 1930, a iluminação do campinho de General Severiano, cuja capacidade era para 8 mil pessoas, foi comemorada com o jogo entre o Botafogo e o Atlético Mineiro, vencido pelo alvinegro carioca por 6 a 3. O longo jejum de títulos só foi interrompido com a conquista do Campeonato Carioca de 1930.

Créditos: Botafogo de Futebol e Regatas
Share on Google Plus

About NÃO SE COMPARA

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários: