Image and video hosting by TinyPic

QUE "MARAVILHA"! 50 ANOS DE UM ÍDOLO INCONTESTÁVEL

Dia 2 de junho de 2019, foi o dia do aniversário de ninguém menos que Túlio Humberto Pereira Costa, conhecido e eternizado pelos Alvinegros como Túlio Maravilha.

Anos 90, época "raiz" do futebol, onde o equilíbrio financeiro entre as equipes, proporcionavam investimentos parelhos entre os rivais, e não existia tanta disparidade nas contratações, haviam atacantes do "mesmo nível" em todos os grandes clubes, uns que prometiam gols antes de um clássico, desafiando seus adversários, mas não cumpriam, haviam também aqueles atacantes que não prometiam nada, mas faziam e FELIZMENTE houve também nesta época, um que prometia, zombava do adversário antes do jogo (o que deixava a torcida apreensiva) e cumpria. Sim, é de Túlio Maravilha que estou me referindo.

          CONQUISTOU MILHÕES DE CORAÇÕES ALVINEGROS, SEDENTOS PELO TÍTULO BRASILEIRO

Revelado pelo Goiás, o então jovem centroavante despertou interesse do Sion da Suiça, onde jogou até o final de 93 Túlio chegou ao Botafogo em 1994, e logo no seu primeiro ano pelo clube, foi artilheiro do campeonato carioca, com 14 gols e artilheiro do campeonato Brasileiro com 19 gols. A torcida ficou encantada com a facilidade em fazer gols do artilheiro e esperançosa com a possibilidade de títulos no ano seguinte. Sim a "carência" por um artilheiro nato parecia suprida, pois os rivais locais tinham Valdir, Renato Gaúcho e Romário, este último, acabara de ser escolhido o melhor do mundo, pela FIFA. mas pela mística da camisa 7 Gloriosa, isso não quer dizer muita coisa, pois assim como para Garrincha qualquer adversário era um "Zé", para Túlio eram apenas "Bobos da corte", pois se auto - intitulava: Rei do Rio,  E era! 
Túlio comeu a grama na final do Brasileiro de 95
Foto: Lance


     SORTE DE PRINCIPIANTE? NÃO MESMO!

Na sua segunda temporada pelo Botafogo Túlio foi cada vez ficando caracterizado pelas provocações aos adversários, pois zombava de artilheiros consagrados e prometia gols em clássicos, porém cumpria. E isso foi cada vez mais conquistando a torcida e a mídia, o que o tornou um "personagem" do futebol carioca, promovendo a competição e despertando a curiosidade de todos. Túlio passou a dar mais visibilidade ao clube, numa época em que só se falava na rivalidade entre Romário e Renato gaúcho, e no centenário do Flamengo. Túlio roubou a cena e direcionou os holofotes para o BOTAFOGO, foi artilheiro da competição  com quase o dobro de gols do ano anterior (27) mas ele sabia que faltava algo a mais na carreira: um título expressivo, em um clube gigante. Ao fim do campeonato carioca, restava o Brasileiro, título inédito para o jogador e (na época) para o clube. A torcida alvinegra estava confiante que dessa vez daria certo, mas viu a imprensa praticamente dar como certo o título ao seu rival carioca que segundo eles, tinha o "melhor ataque do mundo" com os jogadores, Sávio, Romário e o recém contratado Edmundo. Mas o Botafogo tinha repatriado do México,um jogador que foi campeão carioca com o clube, em 90, e tinha tudo para dar certo este ataque, foi o casamento perfeito : Túlio Maravilha e Donizete "Pantera". A dupla rendeu muito, e com um elenco maravilhoso, conseguiram fazer a torcida soltar um grito que estava preso na garganta desde 1968,( no primeiro título nacional) finalmente o Botafogo se sagrou campeão brasileiro em 95, tendo Túlio como artilheiro da competição com 23 gols. Os jornalistas estavam enganados sobre qual era o verdadeiro "MELHOR ATAQUE DO MUNDO". Túlio, é recordista de vezes em que um jogado foi artilheiro em brasileiros, 3 vezes ao lado de Dario , Romário e Fred

      CONQUISTAS DO ANIVERSARIANTE

Nem só de gols vive um artilheiro né? Pois bem, Túlio também é um "colecionador" de títulos pessoais e prêmios importantes no cenário futebolístico nacional, não percam as contas:

Bola de Prata da Revista Placar: 1989, 1991, 1994 e 1995

Chuteira de Ouro do Campeonato Brasileiro 1991, 1994 e 1995

Melhor atacante do Brasil 1994 e 1995

Chuteira de Ouro do Brasil 1994, 1995 e 1996

Jogador Brasileiro do Ano 1995

Prêmio Sharp: 1995 (melhor jogador do ano)

Prêmio Sony: 1995 (melhor jogador do ano)

           
           TÍTULOS COM O GLORIOSO

É claro que o artilheiro tem muitos títulos pelo mundo a fora, mas vamos mostrar suas conquistas com o nosso Glorioso

Campeonato Brasileiro 1995

Torneio Rio-São Paulo 1998

Taça Cidade Maravilhosa 1996

Copa Rio-Brasília 1996

Torneio Internacional Triangular do Rio de Janeiro 1994

Copa Nippon Ham (Japão) 1996

III Torneio Presidente da Rússia 1996

Troféu Teresa Herrera 1996

Túlio fez 167 gols pelo Botafogo e é o 8° artilheiro da história do clube.
Túlio também atuou pela seleção Brasileira em 15 oportunidades, marcando 13 gols com a amarelinha.

Parabéns pelos 50 anos do nosso Túlio Maravilha, mais uma estrela nesta constelação de ídolos do BOTAFOGO

Feliz aniversário!

Uma homenagem do grupo: NÃO SE COMPARA ao artilheiro dos 1000 gols.

Cristiano de Moraes
Share on Google Plus

About NÃO SE COMPARA

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

2 comentários:

Mauro Bitencourt disse...

Show de bola!!!!

Mauro Bitencourt disse...

Show de bola!!! Excelente reportagem.