Image and video hosting by TinyPic

Roberto Gomes Pedrosa

Dando continuidade a nossa série Craques do Botafogo na Copa, o NÃO SE COMPARA apresenta o Goleiro Roberto Gomes Pedrosa.

Roberto Gomes Pedrosa nasceu em 8 de Junho de 1913 na cidade do Rio de Janeiro, e começou a carreira no Botafogo na década de 1930 jogando na lendária equipe Gloriosa que dominou a década, conquistando 5 títulos cariocas em 6 anos, além de ser base da seleção Brasileira. Pela Seleção Brasileira disputou a Copa  do Mundo de 1934 na Itália, e assim como a seleção disputou uma unica partida, a derrota de 3x1 para Espanha. No geral pela Seleção disputou 19 jogos, com 11 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Em 1938 se transferiu para o São Paulo onde jogou até o ano seguinte, quando se aposentou e deu início a sua carreira de dirigente pelo Tricolor Paulista.
Curiosamente Roberto Gomes Pedrosa é mais conhecido como dirigente do que como Goleiro, tendo ocupado diversos cargos pelo São Paulo, até se tornar Presidente em 1946. Fez carreira também na federação Paulista de Futebol, chegando também a presidência da entidade. Quando ocupava esse cargo, foi encontrado morto por intoxicação em seu apartamento no Rio de Janeiro no dia 06 de Janeiro de 1954.
Como grande homenagem pós morte, batizaram com seu nome o campeonato nacional criado no ano de 1967 que contava com as maiores equipes do Brasil e que foi o embrião do Brasileirão iniciado em 1971. O Roberto Gomes Pedrosa tinha o simpático apelido popular de Robertão. 

Fontes: 
Terceiro Tempo, que fim levou; 
Site Oficial do São Paulo;
Livro Futebol do Botafogo 1951-60

Rafael Costa

Share on Google Plus

About NÃO SE COMPARA

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários: